domingo, 5 de abril de 2009

Apoio e Aconselhamento Psicológico

Por vezes deparamo-nos com circunstâncias de vida que ultrapassam a nossa capacidade de resposta, sendo que este tipo de apoio e aconselhamento tem por objectivo promover o bem-estar psicológico de qualquer pessoa que esteja a atravessar uma situação difícil e/ou problemática. Nem sempre é necessário recorrer a uma terapia prolongada, sendo que, em algumas situações específicas, uma intervenção imediata com recurso a algumas estratégias, permite que o foco do problema seja precocemente identificado e resolvido.

Quando a pessoa sente que algo está a interferir significativamente com a sua vida e que não está a conseguir ultrapassar sozinha essa situação, é importante que recorra a ajuda profissional no sentido de minimizar ou mesmo terminar com a causa do problema.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Cara Martinha,

    Aconselho-a o quanto antes a procurar ajuda profissional, pois a situação que descreve necessita de ser esclarecida e entendida junto de si e também do seu marido. Não é facil quando nos confrontamos com fantasias e actos sexuais que nao fazem parte daquilo que imaginamos no nosso(a) parceiro(a), por isso mesmo é que na maior parte das vezes estes permanecem na intimidade de cada um. Tendo em conta que não estou por dentro do contexto do comportamento do seu marido, a unica coisa que lhe posso dizer é que de facto é perfeitamente possivel que para ele represente apenas sexo e que não seja colocado em causa o que possa sentir por si e pela vossa familia.
    No entanto, a partir do momento em que a Martinha tem acesso a essa informação, tambem é possivel que nao volte a olhar da mesma forma para o vosso relacionamento, mesmo porque o sucedido excedeu a fantasia e passou ao acto.
    Por estes motivos é que isto necessita de ser resolvido junto do casal.
    Quanto a sua filha, está a reagir de acordo com o choque daquilo que viu. Para qualquer filho é violento assistir a um acto sexual, mesmo que seja entre os pais, mais violento se torna quando a orientação sexual é posta em causa. Ela precisa de tempo e espaço para digerir tudo isso. Fale com ela quanto a possibilidade de procurar igualmente apoio psicologico para ser ajudada a ultrapassar a situação.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar