quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Bullying - Violência física e/ou psicológica

A expressão Bullying é de origem Inglesa, não tendo tradução directa para Português, mas basicamente serve para descrever actos de violência física e/ou psicológica que são feitos com a intencionalidade de agredir, humilhar e maltratar alguém que não se consiga defender.
.
O Bullying pode ocorrer em diversos contextos, como por exemplo entre adultos no local de trabalho, não sendo exclusivo de crianças e adolescentes. No entanto, tem sido no espaço escolar que este fenómeno tem gerado maior preocupação, pela frequência com que acontece e porque na realidade as crianças de hoje serão os adultos de amanhã.
Também não consiste apenas em agressões fisicas,como habitualmente ouvimos falar. Pode passar por insultar, estragar o material de um colega, perseguir uma pessoa, fazer comentários racistas e descriminatórios, gerar boatos ofensivos, etc.
.
As consequências de maus-tratos sucessivos, persistentes e continuados, podem ser muito nefastas no desenvolvimento psicológico e emocional tanto da vítima como do agressor. Uma infância ou adolescência marcada pela violência, traz inevitavelmente marcas que acabarão por se manifestar não só no presente, mas também no futuro.
.
Muitas vezes, a vítima de Bullying receia represálias se contar o que se está a passar e acaba por perpetuar um ciclo que poderia ser travado se os pais, professores ou técnicos especializados tivessem conhecimento. Se sabemos que essa é uma realidade, convém estarmos atentos a alguns sinais que a criança possa manifestar, nomeadamente alterações no seu comportamento.
.
Em relação ao agressor, a preocupação não é menor, pois se uma criança ou jovem sente necessidade de exercer poder sobre outra, ao ponto de a perseguir e violentar, significa que algo no seu desenvolvimento não está a decorrer normalmente. Aliás, vários estudos apontam que uma criança violenta tem muitas probabilidades de se tornar um adulto violento, sendo que em alguns casos pode até entrar num processo de delinquência e criminalidade.
.
Com a era nas novas tecnologias, o Bullying já não se limita às escolas, mas por extensão destas mantem-se noutros contextos, nomeadamente através da internet. É o chamado Cyberbullying, em que a pessoa continua a ser "enxovalhada" através das redes sociais como o Myspace, Facebook, Hi5, entre outros. Sabemos que hoje em dia, estas redes são um elemento importante na socialização e contacto entre jovens, pelo que acabam também por ser uma fonte previligiada da continuaçao dos problemas existentes entre os alunos nas escolas ou entre colegas e amigos fora destas.
.
A prevenção e o acompanhamento de casos instalados são prioritários e podem evitar que se desenvolvam sentimentos e comportamentos alterados não só na infância e adolescência, como na idade adulta. Quase sempre a vítima tem dificuldades em se proteger e necessita de adquirir mecanismos psicológicos de defesa.
São vários os adultos que hoje recorrem a um psicólogo, pelas dificuldades de auto-estima, auto-confiança e de relacionamento com os outros, provocadas por um passado marcado por episódios traumáticos.

Sem comentários:

Enviar um comentário