sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Síndrome de Asperger


A Síndrome de Asperger é considerada uma forma leve de autismo que é prevalente no sexo
masculino. Apesar de não afectar necessariamente o desenvolvimento cognitivo e a pessoa até poder apresentar capacidades muito elevadas a esse nível, é sobretudo na comunicação não verbal e na interacção social que os comportamentos típicos destes indíviduos podem ser mal interpretados. O discurso muito literal e a dificuldade em compreender e expressar emoções pode ser confundida com falta de empatia ou até arrogância e levar à exclusão social. Por este motivo e para evitar a desintegração e isolamento de quem é portador, torna-se necessário divulgar e clarificar as características desta perturbação genética.
As pessoas com Asperger têm comportamentos estereotipados, alguma descoordenação motora e interesses muito específicos por determinada área ou assunto, ao mesmo tempo que os interesses fora da mesma são muito limitados. Apresentam também uma maior incapacidade para lidar com mudanças de rotina.

A diferença faz parte da normalidade, pelo que é essencial olhar para os aspectos positivos que facilmente podemos encontrar. A literalidade na comunicação pode ser encarada como uma total honestidade, assim como os interesses vincados podem ser vistos como uma enorme capacidade para aprofundar uma área de que gostam e na qual podemos ter acesso aos pormenores mais curiosos.

Para a promoção do apoio e integração social das pessoas com este síndrome, existe a APSA - Associação Portuguesa de Síndrome de Asperger.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário