terça-feira, 8 de abril de 2014

A importância das emoções negativas


Todos preferimos sentir emoções positivas, que nos proporcionem bem-estar e felicidade. Por norma abraçamos a alegria com facilidade mas não fazemos o mesmo com a tristeza. Os sentimentos difíceis de suportar são até muitas vezes ignorados ou negligenciados, na esperança de que passem por si só ou para que não tenhamos de nos confrontar com emoções que nos magoam e fragilizam. Com o medo de perder o controlo ou de não aguentar, reprimimos o que não queremos sentir e seguimos em frente, não nos apercebendo que aquela emoção vai ter obrigatoriamente de ser canalizada de outra forma qualquer e muitas vezes de uma forma muito mais disfuncional e desgastante.
Sucede que a tristeza, a raiva, o medo ou qualquer outra emoção considerada negativa, tem um papel muito importante na sobrevivência psíquica de qualquer um de nós. Ajuda-nos a perceber o nosso interior e a tentar descobrir que circunstâncias da nossa vida precisam de ser alteradas, arrumadas ou simplesmente digeridas. No fundo, é também a tristeza que nos permite encontrar a felicidade.

O objectivo não passa necessariamente por substituir uma emoção negativa por outra positiva, mas o simples facto de não a rejeitarmos, pode levar a que essa mudança ocorra. Há emoções que só se forem vividas na sua plenitude é que podem ser ultrapassadas e, portanto, também há emoções difíceis que necessitam de permanecer algum tempo para que se transformem. Contudo, por vezes, só quando estas são verdadeiramente compreendidas é que acabma por diminuir ou até mesmo desaparecer. Ao serem destapadas, tratadas e valorizadas, perdem a sua força, dando lugar ao que inicialmente preferíamos sentir. Mas para isso, precisamos de não saltar etapas e aceitar uma emoção negativa tal como aceitamos uma emoção positiva.

Sem comentários:

Enviar um comentário