domingo, 1 de fevereiro de 2015

"Bússola para navegadores emocionais" - Sugestão de leitura #4

A autora, Elsa Punset.
"Navegar sem naufragar pelo mundo das emoções exige uma bússola. Porque não basta amar: é preciso amar de forma incondicional. Não basta ouvir: é preciso ouvir atentamente. Não basta chorar: é preciso aprender a superar a dor. Não basta tentar resolver os problemas daqueles que amamos: é preciso ajudá-los a responsabilizar-se. Quando precisam de uma solução, não basta dar-lhes a nossa solução, devemos ajudá-los a encontrar as suas próprias soluções. Se temos filhos, não basta dar à luz e projectar neles as nossas esperanças. Precisam que os eduquemos com amor incondicional e um dia, quando sentirem que estão preparados para enfrentar sozinhos a vida, os deixemos ir em liberdade. Para seguirmos o nosso próprio caminho, sem medo.
No entanto, nada disto responde à forma possessiva de amar dos seres humanos, nem ao sentido instintivo de protecção dos pais, nem ao nosso medo visceral da mudança, nem a qualquer capacidade inata que permitisse, num mundo ideal, reconhecer e curar as nossas próprias feridas emocionais. Requer, pelo contrário, a aquisição de uma série de aptidões. Essas aptidões revelam-se muito eficazes face às nossas relações com os outros, à nossa felicidade pessoal e à educação dos nossos filhos. Seria mais fácil se essas aptidões fossem inatas. No entanto, não são porque evolutivamente só estávamos destinados a cumprir ceras funções básicas: bastava dar à luz o filho; ficar a seu lado até ele bastar-se a si próprio; satisfazer as suas necessidades físicas, porque as emocionais ficavam sufocadas pela pressão por sobreviver. Este não é o mundo que enfrentamos nem que enfrentam os nossos filhos.
O primeiro passo para entender as emoções dos outros é conhecermo-nos a nós mesmos. Graças à extraordinária plasticidade do cérebro, embora os nossos padrões emocionais possam ser negativos, podemos repará-los e melhorá-los: basta aprender a analisar e a compreender o substrato emocional das nossas vidas."

Um livro de linguagem acessível, que engloba as diferentes etapas da vida emocional do ser humano, desde o nascimento até à vida adulta, assim como as aprendizagens que estabelecemos na relação com os outros e as dificuldades com que normalmente nos deparamos. Permite, acima de tudo uma reflexão pessoal acerca da nossa vida e a possibilidade de entrar em contactos com fragilidades emocionais que estão ao nosso alcance perceber e modificar.

Sem comentários:

Enviar um comentário