quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Apoio Psicológico na Maternidade


Mães Ligadas nasce com o objectivo de ajudar todas as mães a alcançarem uma maternidade mais plena, consciente e gratificante, tendo em conta que esta pode ser a melhor e ao mesmo tempo a mais difícil das experiências. Para além das exigências práticas e mundanas do quotidiano sofrerem alterações profundas, vai-se instalando em cada mãe toda uma transformação silenciosa, interior e emocional que, em alguns casos, se pode tornar verdadeiramente avassaladora.

Cada mãe tem um percurso único e individual na forma como vive a maternidade, mas sejam quais forem as circunstâncias em que cada uma se encontre, há sempre vivências que cruzam, que se assemelham e que, ao serem partilhadas e compreendidas, acabam por adquirir contornos de uma normalidade que se traduz numa mãe mais confiante, resolvida, segura e capaz de cuidar de si e dos seus.

No Mães Ligadas, não se pretende apontar um caminho como a resolução de todos os desafios que surjam, mas antes proporcionar um apoio psicológico para que cada mãe encontre o seu próprio caminho, que esteja em sintonia com as suas necessidades e que vá ao encontro dos seus recursos, valores, crenças e desejos. Este apoio adquire formatos diferentes, mas apenas no contexto físico em que ocorre, já que o mesmo é sempre pautado por um ambiente de respeito, escuta activa, não julgamento e compreensão.

apoio ao domicílio, no conforto do lar, é exclusivo para mães que estão nos períodos de gravidez e licença de maternidade, por poderem corresponder a etapas mais sensíveis, de maior vulnerabilidade física e/ou emocional.

apoio online, por videoconferência, permite um contacto mais rápido e fácil, que pode ser marcado com menor antecedência, de acordo com as disponibilidades de horário. Adequa-se a mães que estão geograficamente distantes ou a mães que encontrem neste formato uma maior facilidade de gerir o tempo relativo à sua dinâmica familiar e pessoal. Uma das coisas de que muitas mães se queixam a partir do momento em que têm filhos é que sobra muito pouco tempo para cuidarem e pensarem nelas próprias, pelo que este tipo de apoio pode constituir uma alternativa mais acessível.

apoio em consultório destina-se a todas as mães que pretendem um espaço terapêutico, próprio para o efeito. Um local, fora das suas rotinas habituais, que está associado a um momento que dedicam apenas elas próprias e no qual têm a oportunidade de partilhar livremente as suas emoções, dúvidas, sentimentos e pensamentos.

O Mães Ligadas foi criado com o intuito de ser para mães e entre mães mas o apoio prestado está aberto a todos os que se envolvem, já que as mães nunca se encerram em si mesmas e também só o são na partilha da sua própria maternidade.

Saiba mais AQUI.